A participação no Simpósio com apresentação de trabalhos é opcional. Cada autor poderá submeter até dois trabalhos como primeiro autor não havendo limite para estar como segundo autor.

Os trabalhos deverão ser originais e corresponderem aos objetivos e eixos temáticos do evento, dentro da abordagem teórica-epistemológica-metodológica em foco: Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade.

Os conteúdos desses trabalhos poderão incluir: revisões do estado da arte, novas perspectivas de investigação, ensaios teóricos, trabalhos de pesquisa, de avaliação ou diagnóstico, relatos de experiências, entre outras modalidades científicas.

Cada trabalho submetido deverá corresponder a um dos Eixos Temáticos do evento, a saber:

  • 1. Teoria da subjetividade: discussões conceituais e relações com outros referenciais teóricos
  • 2. Epistemologia Qualitativa e metodologia construtivo-interpretativa: discussões conceituais e relações com outras perspectivas epistemológicas e metodológicas
  • 3. A utilização da epistemologia qualitativa e a metodologia construtivo-interpretativa na pesquisa e na prática profissional
  • 4. Desenvolvimento subjetivo
  • 5. Aprendizagem e dificuldades de aprendizagem na perspectiva da subjetividade
  • 6. A subjetividade na formação de professores e outros profissionais
  • 7. O trabalho pedagógico e a didática desde a perspectiva da subjetividade
  • 8. A dimensão subjetiva da deficiência no processo de inclusão escolar
  • 9. Diagnóstico e avaliação a partir da perspectiva da teoria subjetividade
  • 10. Psicoterapia e Subjetividade
  • 11. Subjetividade e saúde humana
  • 12. A significação da subjetividade em diversos campos: direito, organizações, trabalho comunitário e outros.

Os trabalhos poderão estar na modalidade de Resumos ou de Trabalhos Completos e deverão estar no template para cada categoria.

IMPORTANTE: Estão sendo aceitas submissões de trabalhos em espanhol e em inglês.

Template Resumo

Template Trabalho Completo

Resumos

​Nessa modalidade as propostas serão submetidas a partir de um texto entre 400 e 500 palavras, incluindo referências bibliográficas, que contenha o escopo de um trabalho em uma das diferentes modalidades científicas ou prática profissional, desenvolvidos ou em desenvolvimento, dentro dos eixos temáticos acima listados. Seria interessante e importante que a finalização do resumo trouxesse uma questão vinculada ao trabalho, cujo objetivo será contribuir com o debate no Grupo de Discussão Temática.

Para submissão o participante deverá:

  • Acessar o template disponível no formulário de inscrições e nele inserir e salvar o seu trabalho completo (deverá constar cabeçalho, resumo, palavras-chaves, referências, questão para discussão, etc.);
  • No formulário disponível no sistema, indicar, nos campos específicos: Eixo temático, Título do trabalho, autores com filiação institucional, e-mail e as palavras-chave, incluindo o texto do resumo;
  • Inserir o o template com o texto do resumo novamente no campo indicado.

Observação: O resumo será inserido duas vezes, primeiro no campo do formulário e depois no template que vai anexado.

O Resumo a ser enviado deverá:

  • Ter entre 400 e 500 palavras;
  • Estar em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5;
  • Seguir as normas da ABNT;
  • Incluir 3 (três) palavras-chave;
  • Finalizar com uma questão vinculada ao trabalho que contribua para o debate no Grupo de Discussão Temática.

Trabalhos Completos

​Nessa modalidade de submissão poderão se inscrever trabalhos concluídos ou consolidados identificados com um dos eixos temáticos do Simpósio. O componente teórico-epistemológico-metodológico deve apresentar ideias ou problemática relevantes para discussão. Seria interessante e importante que na finalização do texto estivesse uma questão vinculada ao trabalho, cujo objetivo será contribuir com o debate do Grupo de Discussão Temática.

Para submissão o participante deverá:

  • Acessar o template disponível no formulário de inscrições e nele inserir e salvar o seu trabalho completo (deverá constar cabeçalho, resumo,  texto completo, palavras-chaves, referências, questão para discussão, etc.);
  • No formulário disponível no sistema, indicar, nos campos específicos: Eixo temático, Título do trabalho, autores com filiação institucional, e-mail, palavras-chave e o resumo;
  • Inserir o template com trabalho completo no campo indicado (o resumo deverá constar novamente no template).

O trabalho a ser enviado deverá:

  • Apresentar um resumo entre 200 e 300 palavras;
  • Ter texto entre 3000 e 4200 palavras, incluindo as referências bibliográficas;
  • Estar em formato Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5;
  • Seguir as normas da ABNT;
  • Incluir 3 (três) palavras-chave;
  • Finalizar com uma questão vinculada ao trabalho que contribua para o debate no Grupo de Discussão Temática.

​Todos os trabalhos submetidos e aceitos, resumos e trabalhos completos, estarão integrando os diálogos a serem incentivados na atividade – Grupos de Discussão Temática. O autor de cada trabalho terá até 10 minutos para uma breve exposição, cuja ênfase deverá recair sobre as contribuições que o mesmo traz para o eixo temático do seu Grupo, incluindo-se a questão indicada para o debate.

Todos os trabalhos aceitos – resumos e/ou trabalhos completos – e com inscrição confirmada, serão publicados nos anais eletrônicos e estarão disponíveis para consulta dos participantes antes do início do evento.

Os autores receberão comprovante da apresentação do trabalho nos Grupos de Discussão Temática.

Análise dos trabalhos submetidos

Os trabalhos submetidos para participação no evento serão objeto de análise pela Comissão Científica que poderá aceitá-los na íntegra, recusá-los, ou ainda, aceitá-los na condição de reformulação, conforme indicação de alterações necessárias.

​Um critério decisivo nessa análise será a relação do trabalho com a Epistemologia Qualitativa e/ou Teoria da Subjetividade e a pertinência com o Eixo Temático escolhido pelos participantes.

As propostas ainda deverão ser originais atendendo também ao critério de estarem apresentadas em textos redigidos de forma clara, coesa e consistente nas ideias defendidas, além de observar todas as regras gramaticais da língua portuguesa.

​Terminado o processo de análise por parte da Comissão Científica os autores serão informados da situação de suas propostas, de acordo com o cronograma estipulado pela organização do evento.

​Será dado o direito de solicitação de revisão da análise em casos de não aceitação, mediante envio de carta do interessado com exposição de motivos endereçada à Comissão Científica. A nova avaliação será igualmente informada ao participante e terá caráter irrevogável.

Datas importantes

  • 15/03 a 03/04/2019 Lançamento do site do Simpósio
  • A partir de 03/04/2019 – Divulgação do Evento
  • 08/04/2019– Início das inscrições e submissões de trabalhos
  • 10/08/2019 – Encerramento das submissões de trabalhos;
  • Até 19/08/2019 –Divulgação dos trabalhos aceitos;
  • Até 26/08/2019 – Prazo final para inscrição no evento dos autores com trabalhos aceitos
  • 21/10/2019 – Término de inscrições online para participação no evento
  • 22 a 25/10/2019 – Realização do Simpósio