Coordenação Geral

Albertina Mitjáns Martínez – Universidade de Brasília (UnB)
Graduação em Psicologia e doutorado em Ciências Psicológicas ambos pela Universidade da Havana com pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília e professora do Programa de Pós Graduação em Educação dessa Universidade. Também atua no corpo docente da Especialização em Psicopedagogia Clinica da Universidade de Buenos Aires. Tem experiência e inúmeras publicações nas áreas de Psicologia e Educação na perspectiva histórico-cultural, com ênfase em Criatividade e Inovação e Psicologia Escolar, especialmente nos seguintes temas: criatividade e inovação em diferentes contextos, aprendizagem, subjetividade e desenvolvimento atípico.

Roberto Valdés Puentes – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Graduado em Educação pelo I.S.P de Sancti Spiritus (Cuba, 1991). Mestre em Ciências Pedagógicas pelo I.S.P de Santa Clara (Cuba, 1998). Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003). Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Granada, Espanha (2013).  Atualmente é Professor Adjunto II (DE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia – FACED/UFU, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na Linha de Pesquisa Saberes e Práticas Educaticas. Coordena o GEPEDI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: didática desenvolvimental, formação pedagógica de professores, docência universitária.  

Maria Carmen Villela Rosa Tacca – Universidade de Brasília (UnB)
Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília, com estudos de Pós-doutorado na PUC- Campinas, abordando a questão da aprendizagem relacionada à subjetividade humana em parceria com o Prof. Dr. Fernando Luis González Rey. Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Franca. É professora adjunta aposentada com vínculo de pesquisadora colaboradora com a Universidade de Brasília- Faculdade de Educação. Seus estudos e pesquisas abordam temas gerados na interface da Educação com a Psicologia com foco no cotidiano da sala de aula, ação docente e desenvolvimento da subjetividade na educação. 

Participações por Mesa Redonda

Mesa Redonda: Subjetividade social: significação e expressão em diferentes contextos

Odair Furtado (PUC-SP) – debatedor
Doutor em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, trabalhando no Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social (PSO) e na graduação do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Atua na área de Psicologia Social (Psicologia sócio-histórica), com ênfase em Processos Grupais; Compromisso Social; Dimensões Subjetivas da Realidade e Produção de Sentido, com os seguintes temas: Relações de Trabalho e subjetividade, emprego/desemprego, formação/qualificação.  

Albertina Mitjáns Martínez (UnB) – palestrante 
Graduação em Psicologia e doutorado em Ciências Psicológicas ambos pela Universidade da Havana com pós-doutorado na Universidade Autônoma de Madri. Atualmente é pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília e professora do Programa de Pós Graduação em Educação dessa Universidade. Também atua no corpo docente da Especialização em Psicopedagogia Clinica da Universidade de Buenos Aires. Tem experiência e inúmeras publicações nas áreas de Psicologia e Educação na perspectiva histórico-cultural, com ênfase em Criatividade e Inovação e Psicologia Escolar, especialmente nos seguintes temas: criatividade e inovação em diferentes contextos, aprendizagem, subjetividade e desenvolvimento atípico.

Ana Mercês Bahia Bock (PUC-SP) – palestrante
Graduada em Psicologia, com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular da mesma Universidade, onde ministra aulas no curso de graduação em Psicologia e no curso de Pós-Graduação em Psicologia da Educação. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Sócio Histórica, atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: psicologia, educação, psicologia sócio-histórica, profissão e compromisso social e dimensão subjetiva da desigualdade social. e

Geandra Cláudia Silva Santos (UECE) – palestrante
Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, com Mestrado em Educação Especial pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora adjunta da UECE, com atuação na graduação e da Pós-graduação em Educação da mesma Universidade. Coordenadora de área do Pibid da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES. Atua, pesquisa e publica na interface educação especial/inclusiva e subjetividade, com ênfase na formação e atuação de professores.

Mesa Redonda: Desenvolvimento subjetivo: complexidade e possibilidades

Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire (UnB) – debatedora
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília, com Mestrado em Educação pela Michigan State University, no Programa Master of Arts in Literacy Instruction, e Doutorado em Psicologia pelo Programa Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde da Universidade de Brasília. Atualmente, é professora adjunta na graduação e pós-graduação da área de Psicologia da Educação Faculdade de Educação/Universidade de Brasília. Seus interesses de pesquisa incluem: sociogênese dos processos de aprendizagem e desenvolvimento; escolarização e constituição da subjetividade na infância; estudos do self no contexto das relações interpessoais, cultura e linguagem.  

Cristina Massot Madeira-Coelho (UnB) – palestrante
Doutora em Psicologia e mestrado em Lingüística ambos pela Universidade de Brasília, com graduação em fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá (RJ). Atualmente, é professora adjunta da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília. A formação interdisciplinar é organizada pelo interesse na relação sujeito-linguagem que ultrapassa o âmbito dessas disciplinas. Pesquisa e atua, principalmente, com os seguintes temas: processo de ensino-aprendizagem, sujeito e subjetividade, formação de educadores, educação infantil, desenvolvimento de linguagem, distúrbios de comunicação, educação inclusiva e desenvolvimento atípico.

Luciana Soares Muniz (UFU) – palestrante
Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. É professora do colégio de aplicação – Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, atuando na área de alfabetização inicial. Professora vencedora nacional do 11º prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação (2018) na categoria Ensino Fundamental anos iniciais: ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos. Coordena as pesquisa que envolvem compreender a emergência/produção da subjetividade na fase inicial de vida do bebê e acompanhamento do desenvolvimento da subjetividade no bebê e na criança em seus anos iniciais de vida e outra que consiste na avaliação de uma experiência didática com foco na emergência da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita e no desenvolvimento da subjetividade da criança.

Maristela Rossato (UnB) – palestrante
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Especialista em Deficiência Intelectual. Atualmente é professora adjunta na graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Suas pesquisas estão nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e Educação a Distância, envolvendo os seguintes temas: dificuldades de aprendizagem escolar, subjetividade, impactos das tecnologias no desenvolvimento humano, formação de professores, ensino e aprendizagem à distância.

Mesa Redonda: Desafios metodológicos do estudo da subjetividade: articulação entre pesquisa e prática profissional

Maurício da Silva Neuberm (UnB) – debatedor
Professor Associado do Departamento de Psicologia Clínica (IP/UnB) com pós-doutorado (Estágio Sênior, CAPES) no Centre Edgar Morin École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (2015-2016) com o projeto “Hypnose, Complexité et Douleurs Chroniques”. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, PPG-PsiCC (2013-2015). Obteve seu Doutorado em Psicologia em 2003 (UnB), tendo participado do PDEE/Capes no Laboratoire de Changement Social, Université Paris VII, Paris, França (2001-2002). Seu principal projeto de pesquisa é “Complexidade, Hipnose e Subjetividade nas Relações Terapêuticas” (CHYS) a partir do qual aborda questões históricas, epistemológicas e clínicas envolvendo Hipnose e Psicologia Clínica, hipnose e processo terapêutico de pessoas com dores e doenças crônicas; iconicidade, semiótica e hipnose clínica; transe, subjetividade e cultura; espiritualidade e clínica. Sua principal meta neste projeto é o desenvolvimento de aportes teóricos e metodológicos complexos para a Psicologia Clínica, por meio da articulação das idéias da Complexidade (Morin) e Hipnose (Milton Erickson). Sua atuação envolve a prática clínica como extensão, notadamente a psicoterapia, articulada à pesquisa e à formação de terapeutas e pesquisadores.  

Daniel Magalhães Goulart (UniCEUB)  – palestrante
Mestre e doutor em Educação pela Universidade de Brasília (Fe-UnB), com período sanduíche no Discourse Unit (Manchester, Reino Unido/CAPES). É professor titular do curso de Graduação em Psicologia e do Mestrado Acadêmico em Psicologia e Saúde no Centro Universitário de Brasília (FACES/UNICEUB). É docente de pós-graduação do Centro Universitário Euro-americano (UNIEURO), bem como da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Tem experiência de pesquisa e docência nas áreas de psicologia, saúde mental, educação, desenvolvimento humano, subjetividade, epistemologia e metodologia qualitativa.

Jose Fernando Patiño Torres (UFT) – palestrante
Psicólogo, Mestre em Psicologia Cultural – Universidad Del Valle/Colômbia, e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor do programa de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. Professor do programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de San Buenaventura Cali – Colômbia. Professor convidado ao curso de Especialização em Terapia Familiar e de Casais, Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO. Membro do grupo de pesquisa “O estudo da subjetividade na educação e na saúde”, dirigido pelo professor doutor Fernando González-Rey (UnB). Pesquisador em três linhas de pensamento: epistemologia da ciência e produção de conhecimento; estudos da subjetividade numa perspectiva cultural-histórica; sócio-antropologia das trajetórias escolares.

Valéria Deusdará Mori (UniCEUB) – palestrante
Doutora em Psicologia pela Universidad San Carlos de Guatemala e Mestra em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Tem experiência nas áreas de psicologia clínica, psicologia da saúde e psicologia social. Atua principalmente nos seguintes temas: subjetividade, enfoque histórico-cultural, saúde, desenvolvimento humano e psicoterapia.