O I Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade foi realizado em setembro de 2017, em Brasília, e teve como propósito propiciar, pela primeira vez no Brasil, uma discussão sobre a Epistemologia Qualitativa e a Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica elaboradas pelo Prof. Dr. Fernando González Rey, professor cubano, radicado no Brasil, que por mais de 30 anos desenvolveu uma proposta teórica, epistemológica e metodológica, constituindo redes nacionais e internacionais de ensino e pesquisa.

O livro Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, lançado simultaneamente em Cuba e no Brasil em 1997 representou, pelo seu conteúdo, uma obra importante na fundamentação das ideias do autor. Os 20 anos de sua publicação ensejou a realização do primeiro simpósio. Podemos dizer que o evento cumpriu seus propósitos, alcançou grupos de pesquisadores, professores e estudantes, que registraram o valor da teoria e incentivaram a continuidade das discussões, quando a proposta de realização bianual do evento foi acatada, tanto pelo Professor Fernando González Rey quanto pelos seus seguidores e interessados em sua obra, que já formam um grupo considerável de pessoas.

Assim, levamos à comunidade científica o II Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Subjetividade, que será realizado no período de 22 a 25 de outubro de 2019, no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, em Brasília, capital Federal do nosso país. A promoção de discussões teóricas, no conjunto de todos os participantes, continua sendo o foco do evento que se concentra em torno dos seguintes principais objetivos.

Objetivos

  • Promover o debate sobre os princípios e conceitos da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade, assim como seus desdobramentos para a produção de conhecimentos nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde;
  • Fomentar o intercâmbio científico em torno de temáticas que estão sendo pesquisadas com base na Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade na perspectiva cultural-histórica;
  • Consolidar grupos e linhas de pesquisa nacionais e internacionais, fortalecendo a interdisciplinaridade e incentivando a formação de novas redes interinstitucionais.

Devemos evidenciar que o Simpósio é uma iniciativa decorrente da parceria entre diversos grupos de pesquisa, a saber:

  • Grupo de Pesquisa Psicologia e Saúde, do Mestrado em Psicologia do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB;
  • Grupos de Pesquisada Faculdade de Educação e do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – UnB;
  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática Desenvolvimental e Profissionalização Docente – GEPEDI da Universidade Federal de Uberlândia;
  • Grupos de Pesquisa do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq: Estudo da Subjetividade na Educação e na Saúde; Aprendizagem, Escolarização e Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Subjetivo em Contextos de Ensino e Aprendizagem Escola;
  • Grupo de Trabalho: Subjetividade, Ensino e Aprendizagem da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

O evento se destina à pesquisadores em Ciências Humanas, Sociais e da Saúde em geral, assim como profissionais e estudantes interessados na temática. Convidamos a todos que têm trabalhos e pesquisas com apoio na teoria a participarem do evento, fazendo suas propostas de intervenção, integrando essa grande discussão teórica-epistemológica-metodológica. Àqueles que gostariam de conhecer mais de perto esse referencial, convidamos para estarem no evento, trazendo suas questões, visando novas discussões e aprofundamento teórico.

O conteúdo do evento terá o foco em 12 temáticas pelos quais se pretende uma ampla discussão dos diferentes conceitos e questões que envolvem a Teoria e a Epistemologia Qualitativa em seu diálogo com diferentes áreas das ciências humanas, sociais e da saúde:

Eixos Temáticos do Simpósio

  • 1. Teoria da subjetividade: discussões conceituais e relações com outros referenciais teóricos;
  • 2.  Epistemologia Qualitativa e metodologia construtivo-interpretativa: discussões conceituais e relações com outras perspectivas epistemológicas e metodológicas;
  • 3. A utilização da epistemologia qualitativa e a metodologia construtivo-interpretativa na pesquisa e na prática profissional;
  • 4. Desenvolvimento subjetivo;
  • 5. Aprendizagem e dificuldades de aprendizagem na perspectiva da subjetividade;
  • 6. A subjetividade na formação de professores e outros profissionais;
  • 7. O trabalho pedagógico e a didática desde a perspectiva da subjetividade;
  • 8. A dimensão subjetiva da deficiência no processo de inclusão escolar;
  • 9. Diagnóstico e avaliação a partir da perspectiva da teoria subjetividade;
  • 10. Psicoterapia e Subjetividade;
  • 11. Subjetividade e saúde humana;
  • 12. A significação da subjetividade em diversos campos: direito, organizações, trabalho comunitário e outros.