O II Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade está organizado em torno de uma Conferência na Abertura do Evento e, além dela, propõe: Cursos de Curta Duração para preparação ou aprofundamento teórico; Mesas Redondas; Grupos de Discussão Temática, nos quais estarão incluídos os trabalhos submetidos pelos participantes; Sessão de Lançamento de Livros, bem como a Plenária de Encerramento do Simpósio.

A ideia básica que articula as diferentes atividades é congregar pesquisadores, especialistas, profissionais, professores e estudantes para discutir o valor e o alcance da Epistemologia Qualitativa e da Teoria da Subjetividade na produção de conhecimento científico nas áreas das Ciências Humanas, Sociais e da Saúde, assim como na prática profissional. Intenta-se aprofundar nos conceitos teóricos, problematizar e valorizar as diferentes formas como eles têm sido utilizados nos diferentes campos de saberes.

A Conferência de abertura tem o título: Teoria da Subjetividade: atualidade e perspectivas e será proferida pelo propositor da teoria, Prof. Dr. Fernando González Rey, em uma sessão sem outras atividades simultâneas, para favorecer um amplo espaço de diálogo do autor com o público.

Os Cursos de Curta Duração serão oferecidos no primeiro dia do evento, na sessão da tarde com três horas e meia de duração e estão concebidos como um espaço de aprofundamento na compreensão de aspectos centrais da Teoria da Subjetividade, da Epistemologia Qualitativa e seu princípio metodológico construtivo-interpretativo. Os desdobramentos que a teoria alcança criando diferentes áreas de estudo estarão subsidiando os cursos, visando que todos os participantes possam estar com uma base conceitual ampla e segura tendo em vista as discussões que devem acontecer nas diferentes atividades ao longo do Simpósio.

A seguir listamos as temáticas desses cursos e seus propositores. Em cada um deles serão oferecidas 30 vagas

Temas dos Cursos de Curta Duração:

1. Teoria da subjetividade: conceitos centrais (Albertina Mitjáns Martínez/UnB)

2. Epistemologia qualitativa e metodologia construtivo-interpretativa: o processo de construção de informação (Daniel Goulart/UniCEUB)

3. Desenvolvimento subjetivo e desenvolvimento psíquico: inter-relações e desafios (Maristela Rossato/UnB)

4. Os processos subjetivos da aprendizagem (Maria Carmen Tacca/UnB)

5. A dimensão subjetiva da deficiência no processo de inclusão escolar (Alexandra Ayach Anache/UFMS)

6. As teorias didáticas em diálogo com a teoria da subjetividade (Roberto Puentes/UFU)

7. Subjetividade e saúde (Valeria Mori/UniCEUB)

8. Relevância da teoria da subjetividade para a Psicoterapia (Mauricio Neubern/UnB)

9. Diagnóstico e avaliação na perspectiva da teoria da subjetividade (Cristina Madeira-Coelho/UnB)

10. Subjetividade, psicologia e direito: articulações possíveis (Vannuzia Leal Peres/PUC-GO e Eduardo Rocha/UFG)

Mesas Redondas

As Mesas Redondas abordarão três grandes eixos temáticos em relação aos quais o referencial tem sido desenvolvido:

1. Subjetividade social: significação e expressão em diferentes contextos;

2. Desenvolvimento Subjetivo: complexidade e possibilidades;

3. Desafios metodológicos do estudo da subjetividade: articulação entre pesquisa e prática profissional.

Cada uma delas contará com um grupo de especialistas convidados para discussão (seus nomes aparecem na Programação do evento) e ocupará uma sessão sem outras atividades paralelas, visando garantir a discussão e participação de todos. Espera-se que as reflexões promovidas nas/pelas Mesas Redondas contribuam significativamente para o trabalho dos Grupos de Discussão Temática que ocorrerão no evento.

Grupos de Discussão

Os Grupos de Discussão, modalidade inovadora do Simpósio, estão organizados a partir dos eixos temáticos do Simpósio. Espera-se que os temas sejam debatidos para sua ampliação e aprofundamento. Os objetivos são:

  • Esclarecer dúvidas; desfazer equívocos e aprofundar questões conceituais;
  • Discutir as contribuições da Teoria da Subjetividade, a Epistemologia Qualitativa e a metodologia construtivo-interpretativa para o tema em foco;
  • Oportunizar o debate em torno de questões conceituais, epistemológicas e metodológicas na sua expressão na pesquisa e na pratica profissional;
  • Identificar e discutir problemas, dificuldades e desafios a serem enfrentados (teóricos, epistemológicos e metodológicos)
  • Propor caminhos para avançar o desenvolvimento da Teoria da Subjetividade e a Epistemologia Qualitativa

Além disso, será esse o espaço em que os trabalhos submetidos e aprovados serão compartilhados. Não haverá uma apresentação tradicional dos mesmos, mas um diálogo entre os autores, o coordenador do grupo e demais participantes. Em cada sessão de Grupo de Discussão serão alocados 5 a 6 trabalhos aceitos e cada um dos autores fará uma breve exposição das contribuições do seu estudo para as discussões em torno da temática do grupo. A composição dos trabalhos a serem submetidos e as formas de sua socialização estão esclarecidas na página de Submissão de Trabalhos.

Os participantes que tiverem livros publicados em 2019, cujos conteúdos incluam os Eixos Temáticos do Simpósio, estão convidados a inscrevê-los para a sessão de Lançamento de Livros que consta da Programação Geral. Outras informações sobre essa inscrição estão fornecidas no site.

Encerra o Simpósio uma Plenária que reúne todos os participantes, em que serão apresentados os resultados dos Grupos de Discussão Temática e, a partir deles, se farão encaminhamentos futuros.